Hoje quero falar sobre um livro que está preste a ser lançado e de uma indicação, que algumas pessoas aprovam outras não, tem uma pontuação baixa no site Skoob, porem eu gostei e indicarei este livro dizendo os meus porquês. Bem,vamos lá...
Como alguns sabem e outros talvez ainda não - Mas logo estará sabendo após essa postagem- o escritor Dan Brown, criador de Anjos e Demônios, O Simbolo Perdido e do Best Seller: O Código da Vinci, está para lançar em Maio deste ano seu novo romance qual está intitulado como "Inferno ".
Brown usará novamente como protagonista de seu romance o professor e simbolista Robert Langdon, passando a história desta vez no cenário da lindíssima Itália -Terrinha dos meus antepassados. A escolha do país não foi aleatória, Itália foi escolhida pois a inspiração para este novo livro é um personagem nada peculiar -qual particularmente amo muito: Dante Alighieri.
Dante Alighieri para aqueles que não se lembram foi criador da obra "A divina comédia."na qual narra sua passagem pelo Inferno, Purgatório e no Paraíso. Eu sinceramente tentei ler porem é uma obra extensa e feita totalmente em versos. Complicadinho para ler, mas pra quem gosta é um prato cheio. (Talvez tento de novo em outra oportunidade)
Particularmente espero a estréia de Inferno, não por acreditar que será algo totalmente inovador e ousado, não. Dan Brown é esperto de mais para mudar time que está ganhando, ele já tem sua formulinha do sucesso e quem leu saberá reconhecer qual é, porém, acompanho e gosto de acompanhar as aventuras do simbolista, não justamente pelas história, mas por abordar assuntos quais uso como roteiro em algumas pesquisas pessoais. Adoro assuntos ligado a simbolismos e religiões, e será usando esse ponto que Dan possivelmente me fará comprar seu próximo livro.
Mas não estou aqui para falar do Escritor e sim de Dante, como esta chegando uma obra com algumas influências dele, nada melhor do que conhecer um pouco sobre e nessa hora qual entro com a minha indicação que não é A divina comedia e sim :
OS CRIMES DO MOSAICO de GIULIO LEONI.

Os Crimes do Mosaico se passa na época de 1300 e conta como protagonista de sua história o próprio Dante Alighieri, qual há pouco tempo se tornou prior da cidade de Florença, o livro já começa com um guarda chamando-o para analisar a cena de um assassinato dentro de uma Igreja abandonada, fora dos portões de sua cidade e cabe ao prior trazer as respostas desse crime e dos outros que vão acontecendo durante o Thriller.
O livro não é aqueles quais você devora em questão de horas, pois não é daquelas investigações sanguinárias e cheias de correrias. A trama envolve e se desenrola dentro de um circulo repleto de personagens intelectuais, tanto cientistas, artistas e políticos religiosos. Isso faz com que tudo seja muito pensado, cheio de significado e envolve a clássica briga da ciência contra religião. É um livro inteligente, cheio de diálogos filosóficos que abordam as questões sobre Deus, Deuses, mundo e até mesmo sobre essência do próprio homem. Ciências como química é mostrada em sua forma mais pura e em sua forma mais secreta - Alquimia. Em questão histórica, é possível absorver como era o cotidiano da época, de alguns costumes da vida desdo criados da igreja até os mendigos da rua.
Guilio Leoni -a meu ver- escreve muito bem apesar de ter lido somente esta obra dele e no momento qual eu realmente captei a dimensão do crime, na hora que Dante faz um ato para descobrir quem era o falecido -me subiu diversos arrepios terríveis. Como já disse Leoni tem uma narração mais lenta, filosófica e simbológica, então quem não gosta desse tipo de leitura, dificilmente esta será uma boa escolha, pois como já disse: não sera como um Thriller policial convencional.
Dante Alighieri é o tipo de protagonista qual eu me apaixono muito fácil, é rabugento, grosso, bruto com todos aqueles que demoram excessivamente para compreender sua linha de raciocínio, quase sempre ignora pessoas qual ele não tem afinidade. Tenta ser politicamente correto apesar de seus instintos, quer mandar todo mundo a todo momento pro inferno e diversas vezes ele realmente manda. Me cativei também pelo fato dele buscar respostas independente de estar com medo ou não. É um personagem com temperamento totalmente colérico e essa é uma das razões das pessoas não gostarem do livro, por outro lado, foi essa mesma personalidade me cativou... sei lá , já não curto pessoas melosas demais, quanto menos personagens.
Assuntos que mais me prenderam no livro foi aqueles hoje pouco conhecido apesar de milenares, a história faz diversas citações de ciências ocultas, ciências do corpo, uma delas é a fisiognomia -Conhecer algumas personalidades pelos traços da face- Não fala de rituais satânicos, mas aborda a alquimia, cita os templários, Eldorado, navegações, entre outras coisas.
Bem ... o texto ficou longo -eu sei- e obrigado por ter lido até aqui, espero que tenha gostado. Se curtiu espalhe pros amiguinhos leitores. Abrações, se cuide e até a próxima.
Ps: Curiosamente essa imagem apareceu no meu Face e achei engraçada então decidi coloca-la. o/

Fui. \o\~~
Apenas um comentário a fazer sobre o novo livro do Dan:
ResponderExcluirEspero que o Robert não fique de romances com mais uma protagonista... Ele não pode ver uma mulher bonita que troca de relacionamento.
Nanana...
Mas amei o post. xD
huahuhauahuahuahuahua eu ri. Mas esperamos (eu tbm espero) que não, porem se Dan seguir a formulinha de ser é quase certeza que irá ter um romance, agora se a companheira de viagem do Robert foi um homem... viiiish, rezamos para que Dan mude.
Excluir