Costureiros do blog

quinta-feira, 21 de março de 2013

Vamos conversar um pouco sobre Down ?

                     É quase automático, sempre que falam sobre Síndrome de Down meus pensamentos trazem de volta duas propagandas do IMS - Instituto MetaSocial -  que eu adorava e certamente você já deve ter visto na televisão, a primeira mostra uma menina com Down dançando no corredor e em seu  quarto, a segunda propaganda também é com uma garota, mas desta vez ela  diz que gosta das mesmas coisas que as outras menina, mas que tem algo que as diferenciam e nesta hora ela revela que toca bateria e começa a tocar a música "Kids of the Future"dos Jonas Brothers.  No final desses dois comerciais aparece a grande frase: SER DIFERENTE É NORMAL.  São fantásticos ! Lembro que era só eles começarem que eu me balançava todo ao som das musicas (principalmente com o primeiro) e hoje (21/03) sendo o Dia Internacional do Síndrome de Down, nada mais justo que falar sobre esse assunto.
                    Para os que ainda não estudaram o assunto na escola, segue um pequeno e superficial resuminho:  A Síndrome de Down - Ou Trissomia do 21 - é uma doença genética em que a pessoa tem 47 cromossomos - o comum é 46.  " - MAS COMO ASSIM 47 ? " É simples: Normalmente somos formados com 23 pares de cromossomos e acontece que ao invés da pessoa com a síndrome possuir apenas 2 cromossomos 21, ela ganha uma cópia adicional deste cromossomo e passa a ter 3 e isso resulta em algumas transformações no indivíduo.  De todos os problema de nascença do ser humano esta Síndrome é a mais comum. 
                  Eu particularmente desde pequeno sempre achei curioso o fato de haver pessoas com síndromes e diferenças, e da mesma forma que eu não sei me relacionar com bebês (Não, eu não sei lidar com bebês e  fico sem saber o que fazer na frente deles.) , não sabia como me relacionar com pessoas que possuem Down, mas ano passado durante meu estágio tive o imenso prazer de conviver com a Flávi -uma funcionária que possui a Síndrome- e descobri que não tem segredos, pois não é necessário ter assuntos ou tratamentos especiais é só ser quem você é e aceitar eles como são. Pronto! você tem um novo amigo para o resto da vida.
                   Para as pessoas que ainda acreditam que pessoas com Trissomia 21 não podem estudar em escola normais, que é necessário uma educação especial e que eles precisarão de ajuda eternamente, segue ai uma noticia para mudar todo esse pensamento discriminatório:  No início deste ano o jovem Kallil, de 21 anos, se tornou o primeiro aluno com Síndrome de Down da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele passou no curso de Geografia e o único tratamento diferente que ele solicitou durante o vestibular foi o aumento das fontes devido um problema visual.  Ele participou do trote junto com os outros estudantes e certamente está muito feliz estudando o que sempre gostou, então se você ainda os vêem de forma piedosa já passou da hora de mudar esse olhar.
                   Eu fiz umas pesquisas aqui , vasculhei ali, olhei lá e encontrei que o Brasil tem sim ótimas obras literárias que abordam a Síndrome de  Down. A escritora, jornalista e palestrante Cláudia Werneck foi pioneira para escrever sobre o tema e seu primeiro livro foi: Muito prazer, eu existo.      
                       Cláudia tem um currículo enorme e para muitos até invejável. Para vocês terem uma pequena noção, no ano de 2000 ela se tornou a primeira escritora brasileira a ter três livros recomendados pela Unesco e pela Unicef. De 1997 a 2007 ela palestro em diversos países mais de 700 vezes s e  possui mais de 200 mil livros sobre diversidade, discriminação e inclusão vendidos no Brasil e no exterior, ela também leva na bagagem  11 títulos publicados para crianças e adultos em Português, Inglês e Espanhol. E para terminar, em Abril de 2002, Cláudia fundou a Escolha da Gente.  Traduzindo para quem ainda não entendeu a mulher é fo... FANTÁSTICA!
                 
                 Não prolongarei nem falarei muito sobre os livros pois os conheci hoje e infelizmente não os lí.
                         
                      Segue logo abaixo  alguns dos livros sobre Síndrome de Down de Cláudia Werneck:

            


                  Essas três imagens acima, são as capas da coleção: MEU AMIGO DOWN. (achei as ilustrações lindíssimas)

Para quem ainda tem alguns mitos sobre pessoas com a Síndrome segue um bom site :
http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/14912-abandone-sete-mitos-sobre-a-sindrome-de-down#conteudoTxt

                   Bem pessoal é esse o post de hoje, espero que tenham gostado eu sinceramente preciso desabafar que durante a escrita dessa postagem eu fiquei extremamente irritado por dois motivos. O primeiro é que surgiu dois pernilongos  no meu quarto e ficaram me rodeando, um eu consegui matar o outro ainda não, mas o fim dele está próximo. O segundo é que em algum lugar perto da minha casa começou a tocar musicas horríveis em uma altura ensurdecedora. São esses... tentarei entrar em contato com a Cláudia para avisar que fiz essa postagem , ver se ela aprova e se ela mandar algum beijinho pra vocês, eu aviso.

                Abraços pra quem fica,  quem ainda não se inscreveu no site, comece a participar e divulgue para os amigos leitores, pois isso me deixa feliz.  E ... fui  ~~/o/        

 Ps: fiquem com uma imagem muito fofa que achei durante a pesquisa:
                                 

2 comentários:

  1. Ainda bem que você entendeu que pode matar os pernilongos... hehe.

    ResponderExcluir
  2. uhuahuahuahuahuahuahuahuahauhauhauhauhauhau depois de tristes dilemas eu entendi que algumas coisas são necessárias auhauhauauaua

    ResponderExcluir